Top Coisas Favoritas das Festas Juninas

E como esse é mês de Festa Junina o RotaRoots traz o segundo Meme desse Mês que fala sobre o que mais gostamos nas Festas Juninas.
Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações católicas que acontecem em vários países e que são historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão (no hemisfério norte) e de inverno (no hemisfério sul), que é celebrado no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano). Tal festa teve origem na Idade Média, se tornando a Festa junina. Outros dois santos católicos populares celebrados nesta mesma época são São Pedro e São Paulo (no dia 29) e Santo António (no dia 13). Em Portugal, as festas dos 3 santos populares marcam o início das festas católicas por todo o país.
O meu top é esse:

1-ROUPAS

vestidos-caipira-festa-junina

Gente, eu amo as roupas de festa junina, acho a coisa mais linda do mundo, aquela coisa caipira, a maquiagem, o cabelo e tem uma mais linda que a outra.
Lembro de quando eu era criança o quanto gostava de participar e usar as roupas e depois nem queria tirar.

2- A FESTA

festa_junina_fortaleza_2011_f_003

Eu amo as festas juninas, tudo o contém nelas, desde fogueiras, quadrilha, comida tudo, sou apaixonada e principalmente, meu sonho é ver uma festa junina lá em Caruaru e um dia irei.
A ultima festa que fui foi no Sesc Itaquera que teve Milton Nascimento tocando, foi a coisa mais linda e perfeita do mundo, depois teve musica tradicional e quadrilha ainda e as comidas típicas né uma delicia

3-COMIDAS TIPICAS



Clarooo que eu não ia deixar de fora as comidas típicas e creio que todos adoram e ficam contando os segundos para poder saborear,
Tem arroz doce, um dos meus favoritos e que comemos aqui em casa mesmo fora da época.
Tem Curau, Pamonha, Canjica, Suco de Milho Verde( que fico seca para tomar, vicioo) e ainda tem o Quentão que todos amamos clarooo mas eu gosto mesmo é do Vinho Quente com maça e tem a Maria Mole, Pé de Moleque, Quindim,Suspiro e muito mais que poderia escrever um livro só sobre essas comidinhas maravilhosas de Festa Junina.

4-TRADIÇÕES

www.diarioregional.com.br edicoes_anteriores 2014 maio edicao_250514.pdf (1)

As tradições acho que são minhas prediletas e clarooo ficou por ultimo.
Tem a fogueira de São João que segundo dizem Fazem parte da tradição pagã como forma de comemorar o solstício de verão. Na Idade Média, durante o processo de cristianização, a fogueira passou a ser um dos elementos da festa de São João Batista.
Mas nós gostamos mesmo é de ver a fogueira beeem alta e dançar e brincar em volta dela.
Os balões, tradição trazida pelos portugueses, está relacionada ao uso das fogueiras nas festas juninas. Em Portugal, principalmente na cidade do Porto, soltavam 5 balões para anunciar o início da festa de São João. Em função do risco de incêndio, os balões estão proibidos por lei no Brasil.
Eu sei que acho lindo ver tudo enfeitado de balões eles acesos e as bandeirinhas, como fiz e decorei festa junina com bandeirinhas coloridas.
A quadrilha aaaa quem nunca participou de uma quadrilha de festa junina que levante a mão por que eu já participei e eu amava, vocês lembram das quadrilhas de escola? lembram da alegria, da bagunça, da festa?
Eu lembro das musicas, da farra que era e eu esperando para falar ;
“Olha a cobraaa é mentiraaaa”
E essa é a minha lista, o que mais gosto de Festa Junina e vocês? do que mais gostam e Festas Juninas?

Relacionado...

10 Conversas em “Top Coisas Favoritas das Festas Juninas

  1. Eheheheee
    A fogueira aaaa como eu gostava, uma vez fui em uma Festa Junina bem tipica num parque e tinha lá uma fogueira grande e vi pessoas brincando, dançando foi muito legal.
    Confesso que eu não curto muito paçoca não acho muito seca mas né, sei que muitos adoram e nessa época então nem se fala.
    Aaa eu também ainda vou postar sobre isso eheheheeee
    E que isso, adorei seu blog mesmo.
    Bjs mil e volte sempreeeee

  2. Festa Junina, te amo minha filha. <3
    As roupas, ai as roupas. Dá vontade de ir trabalhar de vestido caipira e pintinhas no rosto.
    Quase comi o notebook quando vi aquela paçoca, pelamor, ô trem bão, sô. (falando assim, lembrei que queria apresentar aos gringos o mineirês, vou correr no blog e acrescentar. 😀 )
    Me arrepia quando a fogueira na casa da vovó é acesa! É demais.

    Beijo Fernanda! Obrigada pelo carinho lá no blogue. :*

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *