O que aprendi com meu Mini Jardim

Terrarios e mini jardins estão na moda,

Suculentas então viraram paixão mundial e eu claro também me apaixonei.

Muitos devem acompanhar e saber dessa nova paixão, do quanto ando perturbando várias pessoas em grupos do Facebook por conta das minhas plantas não é mesmo?

Um tempo atrás no Dia da Mulher meu pai resolveu nos presentear com vasinhos de suculentas maas elas chegaram já mal, com falta de sol e eu quis então as mudar de vaso, por todas num vaso só, tinha eu na janela uma pequena jardineira com algumas suculentas já e decidi juntar todas.

Mas não quis por elas num vaso e pronto, eu quis fazer um mini jardim mas, um mini jardim de Fadas e comecei a pesquisar e ler para saber qual suculenta poderia ser plantada junto, quais ficavam bem sem sol e quais precisavam de sol além de pesquisar sobre jardim de Fadas;

 

Não quis um Jardim de Fadas apenas decorativo, não, eu quis fazer um jardim para as fadas e isso se tornou uma missão e uma luta.

Perdi algumas suculentas entre erros, acertos e doenças:

As que plantei primeiro estavam com manchas e achei que era fungo e como o remédio não funcionava as descartei pois estavam perdendo todas as folhas…

Primeiro:

Manchas nas folhas das suculentas nem sempre são doença ou fungos, podem ser queimadura de sol e era por isso que as minhas tinham manchas, errei e muito nesse ponto.Mas pode ser muitas coisas, pode ser como um amigo disse, característica dela, uma picada de inseto então o melhor é ir acompanhando e observando.

Se não estiver regando demais, se o substrato estiver correto , tem que ver tudo isso, verificar a terra, ver se tem bichos mas nada de ficar estressada(o) como eu hahahaa pode não ser nada.

Substrato- O substrato serve como suporte onde as plantas fixarão suas raízes; o mesmo retém o líquido que disponibilizará os nutrientes às plantas.

Substrato Básico para suculentas: 

6 medidas de areia
3 medidas e 1/2 de terra
1/2 medida de humus de minhoca

Segundo:

Suculentas amam sol, precisam dele mas algumas ficam muito bem apenas na claridade mas preste atenção, tem que ter bastante claridade, vento então se na sua casa tiver pouca luz e vento nem tente por suculentas ai.

Outras que não só gostam como precisam são as da espécie das Rosas de Pedra, todas elas precisam de sol do contrario elas “estiolam” e o que é que acontece quando uma planta estiola Fernanda?

Elas crescem muito para cima, ficam tipo uma arvore, perdem suas características e com o tempo enfraquecem muito ou seja, não é bom para elas.

Outras espécies gostam  de meia sombra, ficam bem mas não é tão simples de saber quais que podem ficar na sombra, eu aprendi apanhando e tentando, pesquisando muito, perguntando, as espécies das haworthias são uma que pode deixar na sombra, só na claridade, elas ficam muito bem.

Mas eu queria juntar as suculentas com flores porque Fadas gostam de flor isso todos sabem mas flores gostam de sol e a maioria não se adapta bem com as suculentas até que procurando descobri uma suculenta que é flor e pode ficar a meia sombra…

É a Kalanchoe, uma planta que da várias flores que parecem um buque, linda, delicada e com várias tonalidades  e o melhor de tudo é que tem de vários tamanhos.

Mas não foi fácil;

Primeiro que falaram que Kalanchoe gosta de sol, porém, temos 3 grandes numa floreira que vivem felizes sem sol, elas dão lindas flores e ficam cada vez mais bonitas, suas flores duram o ano todo então decidi seguir minha intuição e comprei.

Matei 2 Kalanchoes, o caule delas foi ficando preto, encharcado de aguá e morreram, fiquei muito chateada e óbvio, queria saber o que aconteceu,

A maioria me falou para furar o vaso,

O vaso é um grande, fundo e quadrado, raramente fica com muita aguá e com certeza a aguá jamais vai escorrer nele mas ok, mesmo assim fui eu furar o vaso e comprei mais uma Kalanchoe só que dessa vez foi minha mãe que me ajudou e plantou ela para mim.

Até agora ela está bem, agora é ir dosando a rega, vigiando, cuidando,

Ainda não descobri porque as outras encharcaram de aguá e morreram então é assim, a base da tentativa, erro e acertos.

Fiquei bem mal com isso, enchi muitas pessoas porque não sei se sabem mas uma característica minha, algo que sempre foi meu é isso;

Sempre senti uma grande conexão, uma grande força quando perto da natureza, sempre que vejo uma arvore sendo cortada, alguém desmatando florestas é como se tivessem me matando um pouco, me sinto triste, chego a chorar, sinto como se fosse comigo então, quando uma planta morre, morro um pouquinho junto.

As primeiras suculentas minha que replantei depois no vaso maior elas sofreram ao replantar, duas delas estavam com a raiz entrelaçada e decidi deixar assim, mesmo assim elas perderam várias folhas, demoraram a se recuperar mas agora na Primavera elas me deram um presente,

Estão crescendo,bonitas, gordinhas, lindas e ainda tive outra surpresa;

A suculenta Rabo de Lagarto ( que fiquei obcecada atrás de uma) vai dar flor,

 

É a primeira vez que uma suculenta minha vai florir, nem mesmo esperava por isso e estou como um atendente da floricultura daqui “uma mãe babando ovo, rodeando o filho” hahahaa

O meu Jardim de Fadas está sendo feito com amor e carinho;

Fiz um mini balanço para as fadinhas, fiz um circulo de fadas com aquelas pedras semi preciosas e coloquei uma imagem de fada, uma que tinha á anos, uma das poucas que sobrou quando nos mudamos.

Creio que todo amor, carinho e cuidado com o tempo são recompensados com a natureza nos presenteando com toda sua beleza e cores e as plantas saudáveis, felizes e bem.

Aos poucos vou aprendendo e meu amor por essas gordinhas e as plantas só vai crescendo.

Qualquer duvida que tiverem podem me chamar, perguntar e o que puder ajudarei.

E qualquer sugestão, critica,ajuda, será bem vinda sempre.

 

9 Conversas em “O que aprendi com meu Mini Jardim

  1. Oieee! Puuuuxa…eu não tenho nenhum dom pra plantinhas…já perdi a conta de quantas violetas africanas matei afogadas… \o/
    Até cacto eu já matei!!!!!
    Buááá
    rs
    E essa coisa de “sou brasileira e não desisto nunca” não está funcionando muito não pra mim, viu…
    Muito legal seu post!!! Não conhecia seu blog…estou seguindo…gostei! <3
    Bju no coração!

    1. Não desisti não mas faz assim, pesquisa, pergunta, vê o que está fazendo de errado ou vê se onde mora realmente não da pra ter esses plantas.
      Eu sofro muito porque tem muitas plantas que não da pra ter aqui, matei 3 azaleias e ainda não sei bem o motivo mas creio que é o lugar sabe, as vezes não dá mesmo…vai que você ainda consegue
      Bjs

  2. Sempre quis ter um mini jardim, acho eles tão lindos, mas por falta de tempo nunca pude colocar na prática. Adorei saber a sua experiência, tenho certeza que a sua dedicação com certeza fará a diferença!

  3. Tenho vasinhos com mini suculentas e amo. São tão fofinhas
    No começo eu ficava perdida na hora de cuidar, não sabia a quantidade de água que podia colocar, tinha medo de afogar a plantinha, mas com o tempo fui entendendo a melhor forma de cuidar delasl

    1. Eu ainda fico com medo de afogar elas mas dai é simples…basta molhar pouco e com mais frequência ahuahauahuaa
      Suculentas se tornaram uma mania né? um vicio mesmo rsss mas é uma delicia as ter é só alegria e amor.
      bjs

  4. AMOOO! Sou simplesmente viciada e agora que vou ter minha casinha já até comentei com meu namorado que quero muito um! Meu amigo trabalha em uma loja de plantas e ele está aprendendo a fazer mini jardins, imagina o tanto que eu tô pirando? hahaha

    1. Gabriela não me fale isso hahahaaa
      É aqui em SP? porque se for fala para ele me ajudar a conseguir emprego por lá também gente hahahaa quero muito trabalhar em loja de plantas gente
      Eu também estaria pirando a essa altura com certeza, suculentas viciam e quanto mais se descobre sobre elas mais amor se tem ahuahauaa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *