Festival das Lanternas

Esse sábado foi marcado pelos blocos de carnaval mas também pelas festividades que marcam o final das festividades do ano novo Chinês.

Não entendeu? eu explico:

“O Festival das Lanternas, (Yuánxiāojié), como é chamado em chinês é uma das cinco festas tradicionais mais importantes na China.

Ele acontece sempre no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar que é a primeira lua cheia do ano.

Ele marca o retorno da primavera e o reencontro das famílias e marca o fim das festividades do Ano Novo Chinês.

O nome em si é importante, pois se relaciona com o primeiro mês do ano, ‘yuan’, e com uma palavra chinesa antiga para noite, ‘xiao’. 

Diz-se que, o primeiro imperador a unificar a China, Qin Shihuang, instituiu cerimônias elaboradas neste dia auspicioso para adorar Tai Yi, o Deus dos Céus para receber bênçãos e graça divina no AnoNovo. Mais tarde, em 104 a.C., Han Wudi tornou o evento uma celebração oficial, com uma cerimônia que durava até o dia seguinte. Outras lendas sugerem que lanternas vermelhas e brilhantes foram criadas e eram exibidas para lograr os deuses para fazê-los acreditar que uma aldeia que fora alvo da ira divina já estava em chamas e não havia necessidade de ser destruída.”

Aqui no Brasil o Ano Novo Chinês é comemorado á mais de dois séculos desde que os primeiros imigrantes desembarcaram no Rio de Janeiro com auxílio da coroa portuguesa para introduzir a cultura do chá na agricultura nacional e nesse sábado  teve o Festival das Lanternas que marca o fim das festividades do Ano Novo Chinês e esse ano é o ano do Galo(meu ano obrigada).

Também existe o Festival das Luzes que acontece na Tailândia;

O Yi Peng é um evento espiritual em homenagem a Buddha, onde para os budistas o festival é um momento para reflexão e para se livrar da negatividade liberando as lanternas em direção ao céu.O festival é comemorado em toda a Tailândia onde se coloca na aguá pequenos recipientes luminosos em forma de flor de lótus para trazer sorte e realizar seus desejos , em outros lugares porém em vez das embarcações na aguá as pessoas soltam lanternas no ar criando um lindo efeito, em ambos os casos é um momento único e belíssimo que vale a pena ver.

Foto da internet ilustrando bem como é o Festival das Luzes na Tailândia.

No ano passado a festa que marca o fim das festividades do ano novo Chinês aconteceu da Praça Roosevelt mas esse ano foi transferida para a Av Paulista.

O festival teve danças típicas, os famosos dragões, escritas chinesas bem como podia-se fazer pequenas lanternas chinesas de papel e ter seu nome escrito em chinês além de claro ter seus pedidos para pendurar em uma arvore ou levar consigo para casa.

A festa foi linda e animada;

Alguns momentos que marcaram foram claro, os dragões que logo no inicio do festival como já é tradição saem e dão a volta pelo quarteirão com tambores chineses.

Depois o publico foi animado com musica e dança chinesa que contagia facilmente a todos, difícil ficar parada…

Depois teve as apresentações;

Tivemos lutas de artes marciais, musicas chinesas e uma amostra belíssima do violino chinês bem curta mas linda.

E também tivemos apresentações do Tai Chi Chiuan só que numa versão com leques que foi simplesmente linda e também uma linda dança tradicional da china com mulheres vestidas em vestidos florais e a sombrinha chinesa fazendo movimentos delicados e bonitos, uma apresentação linda de se ver.

A festa foi encerrada com mais outras apresentações e a noite terminou com as lanternas e as estrelas no céu.

Foi realmente um bom dia onde fazemos novos desejos e renovamos nossa fé de que um novo ano se inicia e de que esse será melhor do que o outro.

Fiz meus pedidos e escrevi meu nome em Chinês acreditando que esse ano vai ser especial e magico.

4 Conversas em “Festival das Lanternas

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *